História da cidade
DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO
As terras que constituem Brasilândia de Minas, pertenceram inicialmente à Brasil Land Cattle and Packing Company. que através de decretos ex-proprieatórios, expedidos pelo Governo Federal em julho de 1940 e dezembro de 1945, a mencionada área foi incorporada ao Patrimônio da União, e confiada à administração da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), através de legislação específica, onde se instalou na região, aos 22 de maio de 1952, tendo como seu primeiro administrador, Dr. José Norberto de Macedo.
O Governo Federal, ao instalar a Comissão do Vale do São Francisco em Brasilândia, tinha como objetivo precípuo, estabelecer nesta fazenda, um Núcleo de Colonização, "A COLÔNIA AGROPECUÁRIA DO PARACATU", a fim de evitar o êxodo rural da região.
Com a extinção da COMISSÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO em 1967, posteriormente da SUVALE, e com a criação da CODEVASF, através da Lei nº 6.088 de 16 de julho de 1974, 06 bens patrimoniais da extinta SUVALE, foram transferidos para a CODEVASF, que assumiria a responsabilidade de administrar a Colónia até a sua Emancipação. Em obediência à Legislação em vigor, a Colônia passou a receber a designação oficial de "NUCLEO COLONIAL DO PARACATU".
Em 1974, já na administração da CODEVASF, procedeu- se o levantamento topográfico com base em cartas Cartográficas 1:100.000-DSGE, constatando-se uma área de 187.455,00 ha.
Em 1980 a CODEVASF, através da 1ª DR, lotou em Brasilândia, uma equipe técnica e jurídica, sob a chefia da Dr. Maria Zoé Soares Teixeira, com objetivo de dar prosseguimento ao processo de regularização fundiária de posses rurais e do aglomerado urbano de Brasilândia.